Como se originou o Além da Biologia?
Considerando que a extensão é um dos pilares do Ensino Superior e muito importante para o desenvolvimento social, o portal Além da Biologia originou-se de um projeto de extensão que buscou se articular com o ensino e a pesquisa, com o intuito de promover a relação transformadora e integradora entre a Universidade e a Sociedade, conforme preconiza a resolução nº 9/2007 de 2017. Os projetos de extensão consistem em “conjuntos de ações processuais e contínuas de caráter educativo, social, desportivo, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo definido e prazo determinado”, conforme menciona a resolução.
Qual necessidade social?
Acredita-se que os trabalhos de extensão devem contemplar as exigências atuais para a formação dos graduandos e para o desenvolvimento da sociedade, o que requer a elucidação de temáticas diversas e ações voltadas às temáticas de modo sistematizado e coerente com o contexto de desenvolvimento da extensão. Foi quando se pensou em trabalhar com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que correspondem a uma demanda atual e necessária à formação de estudantes de modo geral e ao desenvolvimento da sociedade para que os indivíduos possam exercer o papel de cidadão. Então, surgiu a ideia da criação do portal educativo, hoje, denominado de “Além da Biologia” para o Ensino Médio, contemplando as áreas de Biologia e de Saúde Coletiva.
Quem participou da criação?
Houve a participação de docentes do curso de Comunicação Social da área de Letras e Educação, do Curso de Química-Licenciatura, com formação em Letras e Educação, do Curso de Medicina, da área de Informática da Saúde, de graduandos de Comunicação Social, de Design e de Química-Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/UFPE, situado em Caruaru.
Contemplou a parceria com a rede estadual de ensino de Caruaru, da Gerência Regional de Ensino (GRE) do Agreste. A GRE foi parceira através da autorização para a realização da pesquisa com os docentes de Biologia que opinaram na criação do portal, bem como o utilizaram/testaram para a sua validação. Vale dizer ainda que houve a parceria com a Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC), através de um de seus componentes que contribuiu em parte do portal na produção de conteúdo.
Qual a importância desse portal educativo?
Uso do Além da Biologia nas escolas do Ensino Médio corresponde a um serviço à sociedade: aos professores de Biologia e aos estudantes de escolas públicas, incluindo as escolas da GRE Agreste Norte.
Os docentes vão poder usufruir desse recurso nas suas aulas, levando aos estudantes acesso às TIC para a comunicação, o acesso à informação e à construção de conhecimento, o que significa levar o bem científico e material para a sociedade e para a formação cidadã desses sujeitos de direitos, direito à formação plena.
As abordagens e atividades do portal auxiliarão o trabalho pedagógico dos docentes de Biologia do Ensino Médio, beneficiando os docentes e estudantes com recursos que facilitarão e viabilizarão o processo de ensino e de aprendizagem, bem como os próprios docentes de Biologia serão sujeitos ativos nesse processo, recriando as atividades e divulgando os trabalhos dos estudantes.
O que se espera?
Espera-se que seja possível uma imersão no mundo da TIC pelos docentes e estudantes para uma prática docente mais efetiva e que sejam alcançados os objetivos pedagógicos.
Estima-se que seja possível a formação cidadã dos estudantes, levando-os a serem críticos, reflexivos, investigadores e protagonistas da aprendizagem.