Você pode refletir sobre infecções sexualmente transmissíveis solucionando as problematizações após ler um pouco sobre essa temática.
Infecções sexualmente transmissíveis (IST), ao contrário do que se pensa, são infecções
transmitidas não somente pelo ato sexual, mas também através do beijo e do toque no local infectado. Essas infecções podem ser provocadas por vírus ou por bactérias. A prevenção das IST pode ser feita com o uso de preservativos nas relações sexuais (oral, anal e vaginal). Quando as infecções não são tratadas ou demoram para começar o tratamento podem levar à infertilidade, ao câncer e à morte.
Mateus é um jovem de 22 anos que se envolveu com uma garota que conheceu em um aplicativo
de namoro. Após conversarem virtualmente por muito tempo, eles decidiram se encontrar. Nesse
encontro, Mateus logo se encantou pela garota e acreditou que o sentimento era recíproco, por
isso a beijou para terminar a noite da melhor forma. Nos dias seguintes, quando se encontraram,
ele sentiu um certo distanciamento da menina. Ao perguntar o motivo, ela confessou que tinha
receio de continuar a relação com ele por medo de como vai ser tratada, após contar que é
portadora do vírus HIV e está em tratamento antirretroviral. Mateus ficou confuso. Estava
gostando muito dela, mas não sabia quase nada sobre IST. Então, resolveu fazer um teste e se
distanciar da garota, terminando o relacionamento.
- A garota devia ter contado sua condição a Mateus antes de deixá-lo beijá-la?
- É possível que o resultado do teste de Mateus acuse positivo para o vírus HIV?
- O que aconteceria se a garota não fizesse a terapia antirretroviral?
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seção de "Divulgações".
Alana tem 13 anos, está passando por uma situação delicada na escola. Seus colegas descobriram
que ela tem o vírus HIV e desde então eles vêm tratando-a mal e com desprezo, excluindo-a das
atividades do grupo, deixando-a constantemente triste no ambiente escolar. O vírus foi contraído no
momento do seu nascimento, pois sua mãe também o tem. Alana sempre foi submetida ao tratamento
antirretroviral e nunca apresentou sintomas mais avançados, pois sua carga viral sempre deu muito
baixa. Alana resolveu conversar com sua professora e contar sobre sua situação e o comportamento
dos seus colegas.
- Que medidas a professora e a direção da escola devem tomar?
- O que os colegas de Alana precisam saber para não repetirem esse comportamento? Eles correm
algum perigo convivendo com Alana?
- Qual a importância da Educação Sexual? Se houvesse esse tipo de estudo na escola de Alana, teria
evitado que ela tivesse sido maltratada pelos colegas?
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Mário tem 22 anos e Joana tem 20 anos. Eles estão namorando há 5 meses e estão começando a ter
relações sexuais. Porém, Mário recebe uma mensagem da ex-namorada, que havia terminado o
namoro há 8 meses, relatando que descobriu recentemente que está com Clamídia e decidiu alertá-lo.
- A ex-namorada de Mário também está em um novo relacionamento. De quem é mais provável que ela
tenha contraído a infecção?
- É possível que Mário esteja infectado e tenha também infectado Joana? Quais medidas devem ser
tomadas por eles agora?
- Quais os sintomas que a ex-namorada de Mário deve estar apresentando?
- Qual o tratamento para Clamídia?
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O jogo consiste na elaboração de situações-problema relacionadas às IST, criadas pelos próprios estudantes. O(a) professor(a) será quem pontuará o participante ao avaliar a resolução da situação-problema e coordenará o jogo. A turma se posiciona em círculo na sala de aula e o(a) professor(a) vai iniciar o jogo expondo a primeira situação envolvendo alguma infecção sexualmente transmissível e vai pedir a resolução mais apropriada ao primeiro estudante participante. Se ele responder adequadamente, ganhará a pontuação e poderá propor outra situação-problema para outro participante. Se o participante não conseguir responder corretamente, não pontua e a vez passa novamente para o(a) professor(a) que escolherá outro participante para responder. A rodada acaba quando todos tiverem criado uma situação-problema e segue para a próxima apenas os que pontuaram, até que haja um vencedor.
A turma pode ser dividida em quantos grupos quiser e o(a) professor(a) irá coordenar o jogo, fazendo as perguntas e pontuando o grupo que acertar. O(a) professor(a), a cada rodada, vai citando uma IST: relatando os sintomas, como é transmitida, por qual vírus ou bactéria é causada. Ao final, irá perguntar qual o melhor e mais adequado método contraceptivo para evitar a IST discutida no momento. O primeiro grupo que levantar a mão para responder depois que o(a) professor(a) disser “JÁ”, terá o direito à resposta. Caso acerte, vai pontuar e se segue para a próxima pergunta, se errar a vez passa para o próximo grupo que levantar a mão primeiro. Vence o jogo o grupo que obtiver mais pontos.