Você já deve ter escutado a frase: 'Você é o que come'. Essa frase diz uma verdade, pois a alimentação vai influenciar na saúde das pessoas e assim impactar (positivamente ou negativamente) suas vidas.
As pessoas, para conseguirem uma alimentação saudável, precisam fazer um balanceamento dos alimentos, de modo que possam comer de tudo para o corpo ter um metabolismo adequado. Assim, as comidas precisam ter os nutrientes: proteínas, vitaminas, minerais, lipídios, fibras e carboidratos.
Muitas pessoas pensam que uma alimentação saudável implica deixar de comer alguns nutrientes e perder alguns deles. Mas uma alimentação adequada e saudável exige uma reeducação alimentar que é um conjunto de mudanças de hábitos que envolve nossa relação com a comida, como ingerir todos os tipos de alimentos de uma maneira balanceada, beber bastante água, comer devagar, fracionar as refeições para evitar comer em grande quantidade em apenas uma refeição, evitar alimentos ultraprocessados (fast foods) em excesso, realizar atividades físicas e ter boas noites de sono também ajudam.
Nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que auxiliam nas reações químicas do nosso metabolismo e ajudam no seu bom funcionamento. Cada nutriente desempenha uma função especifica no nosso organismo, por isso é primordial ter uma alimentação balanceada, visando o bom aproveitamento de cada substância contida nos alimentos. Desta forma, a alimentação deve ser moderada, variada, sem excesso ou carência de nenhuma substância e, sim, mantendo o equilíbrio dos nutrientes de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
A falta ou o exagero de determinado nutriente pode ser prejudicial à saúde e pode causar doenças. Por exemplo: o consumo exagerado de sal pode ocasionar um aumento na pressão arterial (hipertensão, mais conhecida como pressão alta). Já a carência de ingestão do sal (hiponatremia) pode levar o indivíduo a ter sintomas como: fadiga e mal estar.
Uma pessoa começa a perceber os problemas ambientais causados pela indústria da carne ao redor do mundo e decide transformar sua dieta e se tornar vegana. Entretanto, essa pessoa tem uma rotina bastante agitada e precisa garantir que continua consumindo proteína na quantidade necessária.
- Quais os principais alimentos de origem vegetal que essa pessoa pode passar a incluir na própria dieta para conseguir tornar-se vegana sem comprometer seus níveis de nutrientes?
Produziu algo sobre essa problematização? Então, envie-nos em anexo. Ele poderá ser mostrado na seção de "Divulgações".
Os alunos devem se dividir em equipes e receber um desafio em aberto: devem criar novas receitas de pratos tradicionais brasileiros para pessoas com certas condições de saúde.
Por exemplo:
- Como fazer brigadeiro para um diabético?
- Como fazer uma feijoada vegana?
- Como fazer um pudim sem leite?
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Andrea sempre gostou muito de doces em geral, mas ultimamente vem consumindo açúcar acima do limite e decidiu que era hora de levar a sério a sua saúde, cuidando melhor de si mesma. Ela percebeu que já era costume seu comprar doces sempre que via um, até mesmo em todo intervalo de aula. Querendo evitar uma futura diabetes, Andrea começou listando os 4 alimentos mais doces que ela consumia: milk-shake, chocolate ao leite, bem-casado e sorvete. Decidiu então parar de comer isso por enquanto e balancear melhor o consumo de outros alimentos: arroz, feijão, carne etc.
- Como Andrea pode vigiar a si mesma para evitar cair na tentação de comer muitos doces novamente?
- Que alimentos ela pode comer para substituir a falta de açúcar que sentirá no começo?
- Como a vida de Andrea seria afetada se ela não parasse de consumir açúcar e desenvolvesse Diabete?
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A turma deverá ser dividida em cinco grupos e cada integrante deverá receber uma tira de papel dada pelo(a) professor(a). Cada grupo ganhará o nome de um nutriente (carboidrato, lipídio, proteína, sais minerais ou vitaminas) e deverá escrever em cada tira uma característica de seu nutriente. Logo após, o(a) professor(a) irá recolher todas as tiras e misturá-las. Então, um estudante por vez será chamado para tirar um papel e deverá ler a característica escrita em voz alta. Em seguida, deverá dizer em qual nutriente ele acha que aquela informação se encaixa e a turma deverá concordar ou discordar da resposta. Vencerá o grupo em que todas as refeições, que contiver o alimento, contemplar corretamente a categoria em que este se inclui.
A turma deverá ser dividida em 4 grupos. Cada grupo deverá escrever em uma folha as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), contendo um item de cada categoria da pirâmide alimentar (carboidratos, frutas, hortaliças, leguminosas, carnes, laticínios, gordura e açúcar) em todas as refeições. Os grupos terão 5 minutos para escrever. Depois, um representante de cada grupo lerá em voz alta cada alimento dizendo em qual categoria ele se inclui. Ganha o grupo que mais obtiver acertos.