#alimentação #saudável

Você sabe
como obter uma alimentação saudável?

Formulamos um guia completo que pode contribuir para acrescentar hábitos saudáveis em sua rotina e exercer melhorias em sua saúde. Ao finalizar a leitura, você poderá ampliar seus conhecimentos com questões exclusivas sobre a temática. 

#vida #cuidados

Alimentação
e Vida Saudável

Você já deve ter escutado a frase: 'Você é o que come'. Essa frase diz uma verdade, pois a alimentação vai influenciar na saúde das pessoas e assim impactar (positivamente ou negativamente) suas vidas. 

As pessoas, para conseguirem uma alimentação saudável, precisam fazer um balanceamento dos alimentos, de modo que possam comer de tudo para o corpo ter um metabolismo adequado. Assim, as comidas precisam ter os nutrientes: proteínas, vitaminas, minerais, lipídios, fibras e carboidratos.

Muitas pessoas pensam que uma alimentação saudável implica deixar de comer alguns nutrientes e perder alguns deles. Mas uma alimentação adequada e saudável exige uma reeducação alimentar que é um conjunto de mudanças de hábitos que envolve nossa relação com a comida, como ingerir todos os tipos de alimentos de uma maneira balanceada, beber bastante água, comer devagar, fracionar as refeições para evitar comer em grande quantidade em apenas uma refeição, evitar alimentos ultraprocessados (fast foods) em excesso, realizar atividades físicas e ter boas noites de sono também ajudam.

Atenção

Recomenda-se consultar um profissional da área de nutrição. Cada metabolismo requer tipos de hábitos diferentes que são acompanhados melhor por um nutricionista. Seu corpo é único! O

Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esse atendimento. Procure o Posto de Saúde mais próximo da sua casa e se informe.

Dieta X Reeducação alimentar

Algumas pessoas ainda não sabem qual a diferença entre essas duas coisas. Entenda agora a diferença entre dieta e reeducação alimentar!

Dieta

A palavra “dieta" costuma ser usada em duas situações: para se referir a costumes alimentares de determinada cultura ou região. Por exemplo: na dieta dos habitantes do Pará, existe o hábito de incluir a farinha de mandioca em quase todas as suas refeições, assim como o açaí, tradicional da região. A segunda situação é quando se refere a dietas ligadas a restrições alimentares, ou seja, algum alimento ou nutriente específico, que é retirado da rotina do indivíduo. Esse tipo de dieta geralmente possuí um tempo especifico de duração, data para iniciar e acabar. Essas dietas são usadas geralmente para fins de emagrecimento e por indivíduos que possuem demandas específicas, como intolerância à lactose, em que a pessoa precisa fazer uma dieta que exclua o leite e seus derivados, dentre outros motivos que podem ser analisados até por um educador físico e nutricionista.

Reeducação alimentar

Diferente da dieta, a prática da reeducação alimentar é algo constante e para uma vida toda, porém ela também pode se adequar à vida e às necessidades do indivíduo. A reeducação alimentar consiste em um conjunto de práticas alimentares, como buscar ingerir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do metabolismo (proteínas, sais minerais, carboidratos etc.), beber bastante água, evitar ingerir líquido em excesso durante as refeições, evitar o consumo em excesso de: alimentos ultraprocessados (fast foods), comidas industrializadas, sal, gordura e açúcar, evitar ficar longos períodos sem comer, evitar pular refeições. Estas são apenas algumas das práticas, mas vale ressaltar que cada indivíduo vai possuir necessidades de hábitos diferentes, por isso a importância de ser acompanhado por um profissional da área da nutrição.

Texto por: ADMIN / 14 dezembro, 2017

Alimentação: saudável também para o planeta

Uma pesquisa da Universidade de Leiden, na Holanda, analisou a dieta e seus impactos sobre a saúde
(além dos impactos sobre o meio ambiente) de pessoas de 37 países. O que se averiguou é que a dieta
em países de renda alta contribui para a diminuição de 13 a 24% de gases causadores do efeito estufa;
de 9,8 a 21,3% em eutrofização; e de 5,7 a 17,6% de uso do solo. Nos países de renda média alta, as
diminuições (das emissões de gases) foram, respectivamente, de 0,8 a 12,2%; de 7,7 a 19,4%; e de
7,2% a 18,6%.

Os dados apontam para o fato de que nesses locais a adoção de diretrizes para uma dieta mais natural,
balanceada por frutas, verduras e legumes, influenciou num resultado positivo tanto do ponto de vista da
saúde, quanto da preservação do planeta.
A explicação tem a ver com o fato de que produtos de origem animal (carne, peixe e derivados do
leite) estão mais associados à poluição porque respondem por 22% da emissão de gases causadores
do efeito estufa em países pobres; por 65% em países de renda média alta; e por 70% em países de
renda alta.

Extraído do site: https://www.revistavidaesaude.com.br/alimentacao-saudavel-tambem-para-o-planeta/

#alimentação #Nutrição

Nutrientes

O que são, exemplos e o papel de cada nutriente no nosso corpo.

Nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que auxiliam nas reações químicas do nosso metabolismo e ajudam no seu bom funcionamento. Cada nutriente desempenha uma função especifica no nosso organismo, por isso é primordial ter uma alimentação balanceada, visando o bom aproveitamento de cada substância contida nos alimentos. Desta forma, a alimentação deve ser moderada, variada, sem excesso ou carência de nenhuma substância e, sim, mantendo o equilíbrio dos nutrientes de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

A falta ou o exagero de determinado nutriente pode ser prejudicial à saúde e pode causar doenças. Por exemplo: o consumo exagerado de sal pode ocasionar um aumento na pressão arterial (hipertensão, mais conhecida como pressão alta). Já a carência de ingestão do sal (hiponatremia) pode levar o indivíduo a ter sintomas como: fadiga e mal estar.

Os nutrientes são divididos em dois grupos:

 

Macronutrientes – São nutrientes encontrados em grande quantidade nos alimentos e que o corpo necessita em grande quantidade. Eles são carboidratos, proteínas e lipídios.
Micronutrientes – São encontrados em menor quantidade nos alimentos e possuem menor necessidade no corpo. Eles são vitaminas e minerais.

Macronutrientes e micronutrientes

A seguir você entenderá melhor sobre esses dois grupos de nutrientes, suas funções e onde os encontramos!

Texto por: ADMIN / 09 março, 2022

Macronutrientes

Carboidrato: são substâncias geralmente de origem vegetal. É a primeira fonte de energia do nosso corpo. Garante o bom funcionamento do cérebro e dos outros órgãos.

Alguns alimentos ricos em carboidrato: batata doce, mandioca, banana e arroz.

Proteínas: são substâncias de origem animal importantes na composição de enzimas (substâncias que aceleram as reações químicas no nosso organismo) formação de anticorpos e transporte de oxigênio.

Alguns alimentos ricos em proteína: ovos, leite e derivados.

 

Lípidios: principal fonte de reserva de energia. Importante para o sistema imunológico, contribui para absorção de algumas vitaminas e atua como isolante térmico do corpo.

Alguns alimentos ricos em lipídios: óleos, manteigas, castanhas e nozes.

 

Texto por: ADMIN / 09 março, 2022

Micronutrientes

Cálcio: ajuda na manutenção da saúde dos ossos e dentes.

Alguns exemplos de alimentos que contêm cálcio: leite e derivados, gema do ovo, cereais e legumes verdes.

Fósforo: atua juntamente com o cálcio. Também contribui para a saúde dos ossos e dentes e participa da produção de energia.

Exemplos: leite e derivados, ovos, pães e carne.

Potássio: ajuda a regular algumas atividades do organismo como: batimentos cardíacos, contração muscular e impulsos nervosos.

Alguns alimentos que contêm potássio: abacate banana, peixe e ovos.

Sódio: atua na contração muscular e impulsos nervosos juntamente com o cloreto e o potássio. Ajuda na regulação da pressão arterial e também na manutenção do equilíbrio do líquido no corpo.

Exemplos: sal de cozinha, frutos do mar e derivados de leite.

Iodo: previne problemas na tireoide (uma glândula localizada no pescoço que realiza importantes funções no corpo).

Exemplos: camarão, peixe, caranguejo e sal de cozinha iodado.

Magnésio: ajuda no bom funcionamento dos nervos,  músculos do transporte de energia.

Exemplos:  cereais, abacate e espinafre.

Ferro: bom para o sangue, garante o transporte de oxigênio no corpo.

Exemplos: fígado, beterraba, gema de ovo e cereais.

Flúor: importante para a saúde dos dentes. Previne a cárie, por exemplo.

Presente nos cremes dentais, na água fluoretada e também em alguns alimentos como frutos do mar.

Vitaminas: as vitaminas também são responsáveis por garantir o bom funcionamento do nosso corpo, principalmente do nosso sistema imunológico. Assim como os sais minerais, necessitam ser consumidas em menor quantidade (micronutrientes) e também são grandes catalizadoras de reações químicas no nosso organismo, ou seja, elas aceleram alguns processos de reações químicas.

A seguir você conhecerá algumas vitaminas e as suas respectivas funções:

Vitamina A: auxilia na manutenção dos tecidos e na saúde do sistema visual.

Exemplos: cenoura, abobrinha e ovos.

Vitamina D: ajuda na absorção de cálcio e fósforo.

Exemplos: leite e derivados, gema de ovo e salmão.

Vitamina C: atua como antioxidante, auxilia na imunidade e ajuda na cicatrização de queimaduras.

Exemplos: acerola, brócolis, couve e abacaxi.

Você sabia?

Usualidade de proteínas sintéticas

Existem  proteínas sintéticas que são geneticamente manipuladas e modificadas em laboratórios para diferentes finalidades, como: pesquisas para futura vacina contra AIDS, suplementos alimentares (o famoso Whey Protein, por exemplo) e alternativas mais sustentáveis de produtos como teia de aranha sintética, que são sedas que, ao invés de serem extraídas da criação de aranhas, são produzidas através de proteínas manipuladas em laboratório, essas teias podem ser usadas na indústria têxtil, por exemplo.

Crie Soluções!

Simule as situações a seguir, tentando achar a melhor solução para os problemas apresentados.

Problematização 01


Uma pessoa começa a perceber os problemas ambientais causados pela indústria da carne ao redor do mundo e decide transformar sua dieta e se tornar vegana. Entretanto, essa pessoa tem uma rotina bastante agitada e precisa garantir que continua consumindo proteína na quantidade necessária.

- Quais os principais alimentos de origem vegetal que essa pessoa pode passar a incluir na própria dieta para conseguir tornar-se vegana sem comprometer seus níveis de nutrientes?

Produziu algo sobre essa problematização? Então, envie-nos em anexo. Ele poderá ser mostrado na seção de "Divulgações".

Problematização 02


Os alunos devem se dividir em equipes e receber um desafio em aberto: devem criar novas receitas de pratos tradicionais brasileiros para pessoas com certas condições de saúde. Por exemplo:

- Como fazer brigadeiro para um diabético?

- Como fazer uma feijoada vegana?

- Como fazer um pudim sem leite?


Produziu algo sobre essa problematização? Então, envie-nos em anexo. Ele poderá ser mostrado na seção de "Divulgações".

Problematização 03



Andrea sempre gostou muito de doces em geral, mas ultimamente vem consumindo açúcar acima do limite e decidiu que era hora de levar a sério a sua saúde, cuidando melhor de si mesma. Ela percebeu que já era costume seu comprar doces sempre que via um, até mesmo em todo intervalo de aula. Querendo evitar uma futura diabetes, Andrea começou listando os 4 alimentos mais doces que ela consumia: milk-shake, chocolate ao leite, bem-casado e sorvete. Decidiu então parar de comer isso por enquanto e balancear melhor o consumo de outros alimentos: arroz, feijão, carne etc. ​

- Como Andrea pode vigiar a si mesma para evitar cair na tentação de comer muitos doces novamente?

- Que alimentos ela pode comer para substituir a falta de açúcar que sentirá no começo?

- Como a vida de Andrea seria afetada se ela não parasse de consumir açúcar e desenvolvesse Diabete?

Produziu algo sobre essa problematização? Então, envie-nos em anexo. Ele poderá ser mostrado na seção de "Divulgações".

Aprenda mais se divertindo!

Aqui estão propostas de jogos e filmes para que você possa obter ainda mais informações acerca do assunto debatido

"Jogo dos Nutrientes"

A turma deverá ser dividida em cinco grupos e cada integrante deverá receber uma tira de papel dada pelo(a) professor(a). Cada grupo ganhará o nome de um nutriente (carboidrato, lipídio, proteína, sais minerais ou vitaminas) e deverá escrever em cada tira uma característica de seu nutriente. Logo após, o(a) professor(a) irá recolher todas as tiras e misturá-las. Então, um estudante por vez será chamado para tirar um papel e deverá ler a característica escrita em voz alta. Em seguida, deverá dizer em qual nutriente ele acha que aquela informação se encaixa e a turma deverá concordar ou discordar da resposta. Vencerá o grupo em que todas as refeições, que contiver o alimento, contemplar corretamente a categoria em que este se inclui.

"Refeições Saudáveis"

A turma deverá ser dividida em 4 grupos. Cada grupo deverá escrever em uma folha as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), contendo um item de cada categoria da pirâmide alimentar (carboidratos, frutas, hortaliças, leguminosas, carnes, laticínios, gordura e açúcar) em todas as refeições. Os grupos terão 5 minutos para escrever. Depois, um representante de cada grupo lerá em voz alta cada alimento dizendo em qual categoria ele se inclui. Ganha o grupo que mais obtiver acertos.

Indicações de Filmes

Quer aprender ao mesmo tempo que se diverte? Confira nossas recomendações de filmes sobre drogas.

O Mínimo para Viver

Uma jovem está lidando com um problema que afeta muitas pessoas: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.


Dumplin'

Dumplin 'é um filme americano de comédia de 2018, dirigido por Anne Fletcher e escrito por Kristin Hahn. É baseado no romance adulto jovem de mesmo nome de Julie Murphy. Willowdean, apelidada de “Dumplin” por sua mãe, e chamada de “Will” por seus amigos. É uma adolescente com excesso de peso que sempre se sentiu confortável com seu corpo e consigo mesma. Ela não se importa que sua mãe tenha sido uma rainha da beleza quando era adolescente e que as pessoas zombem do seu peso.

Gamificação HQ

Acompanhe a trajetória do personagem nessa grande aventura em direção ao nosso planeta!

Quiz

Hora de mostra tudo o que aprendeu. Navegue pelo nosso Quiz e conquiste o personagem, 'Guardião', com o seu conhecimento.